Muito obrigado pelo email do amigo Aluisio ...vejam que materia interessante.

MUIIIIIIIITO BOM - VAMOS LER!!! COMPROMETIDO OU ENVOLVIDO‏

28/4/2011


Aluísio Batista Lima Filho






Nas empresas, na sociedade, em tudo, há esses dois grupos. Os envolvidos e os comprometidos. Parece ser a mesma coisa, mas não é.

Envolvimento é ato de envolver. Envolver deriva do latin envolvere que seria o mesmo que cobrir, enrolar ou misturar.

Comprometimento é ato de comprometer-se ou assumir um compromisso. Comprometer deriva do latin compromittere e compromisso deriva do latin compromissu ambas remete ao sentido de assumir uma obrigação ou promessa firmada com outra parte.

Exemplificando para o ambiente de trabalho: A pessoas envolvidas fazem parte do grupo e trabalham pelos seus objetivos.

Para os comprometidos, o grupo faz parte dele e trabalha com os objetivos coletivos.

Os envolvidos apontam os sintomas e muitas vezes fazem parte do problema. E quando resolvem, o fazem da forma mais prática.

Os comprometidos compram problemas e resolvem da melhor forma. Os envolvidos assumem somente as responsabilidades da sua função e quando é repassado mais funções reclamam que estão sendo explorados e não têm interesse, pois não fecha com seu objetivo pessoal. Os comprometidos assumem as responsabilidades necessárias para atingir os objetivos coletivo e quando é repassado mais funções vêem como ótima oportunidade de aprenderem mais.

O envolvido sempre quer ser reconhecido pelo que faz. O comprometido sempre reconhece quem faz. Para os envolvidos sempre há problemas e dificuldades.. Para os comprometidos, sempre há soluções e energia.

O envolvido toma espaço. O comprometido constrói o seu espaço. A relação com um envolvido é de curto prazo. Enquanto o comprometido consegue-se manter uma relação de longo prazo. Quer matar uma empresa, UMA EQUIPE aos poucos? Retenha funcionários, parceiros, clientes e fornecedores que você não consiga manter relação de longo prazo.

Pare e questione: sou comprometido ou envolvido com minha empresa, com meu trabalho, minha equipe? Lembre-se de que comportamento não é aquilo que você faz, mas aquilo que as pessoas observam daquilo que você faz, portanto, o que as pessoas estão observando de você?

Será que você está empenhando o que você realmente pode? Ou será que você ainda não empenhou o seu TUDO?


Você é comprometido com as outras pessoas, com o que faz, com sua família, com seu trabalho, com sua equipe, com a alegria dos que estão próximos de você?

Pense nisso!!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESSA AMIGA É RITA DULLER COM A MAGIA DOS ANJOS.

FELICIDADE & GRATIDÃO !!!!