CONFIANÇA GERA COMPROMISSO. POR LEILA NAVARRO.

Quando sentimos que somos merecedores de confiança, que as pessoas confiam na gente, aumenta o nosso grau de comprometimento com elas.
E como posso sentir que a empresa confia em mim?
Não é preciso  lhe darem uma granada na mão como o Capitão Nascimento fez no filme “Tropa de elite”, não.
Existem alguns fatores que fazem com que percebamos esta confiança, mas  para iniciar esta  relação temos que saber que confiança é uma via de mão dupla, isto quer dizer que depende de mim e da empresa.
Existem 2 fatores endogenos aonde eu inspiro confiança na empresa e 5 fatores exogenos, que depende dela, aonde ela inspire confiança em mim. E quando esta via de mão dupla se concretiza, o comprometimento é visivel e real.
Fatores endogenos – Como inspiro confiança -
1- Eu tenho que ter autoconfiança.
2- Eu tenho que ter competência  profissional no papel que exerço na empresa.
Fatores exogenos - Como sinto que a empresa confia em mim -
1- Consciência - Eu tenho que sentir que a empresa  tem consciência de mim como pessoa, como colaborador, e isto tem várias  formas da empresa demonstrar.
2- Clareza - Eu tenho que ter claro o que esperam de mim e de que forma o que  faço afeta o negócio da  empresa do ponto de visto micro e macro, interno  e externo.
3- Compromisso - A medida que a empresa  cumpre  o que promete,  eu sinto cada vez mais confiança nela, que ela me respeita, me considera e é digna da minha confiança.
4- Coerência - A medida que percebo a coerência do que se fala e do que se faz na empresa aumenta o meu grau de confiança nela.
5- Consistência - A medida que me dou conta de que alguns valores são o alicerce sobre o qual se faz o sucesso e a história da empresa.
Quando percebemos esses comportamentos da empresa em relação a nós, aumenta nosso grau de comprometimento e de confiança com ela.
E para você, de que depende que você se comprometa com a empresa onde trabalha?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESSA AMIGA É RITA DULLER COM A MAGIA DOS ANJOS.