quarta-feira, 20 de outubro de 2010

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Liderança e Motivação

Manter pessoas e equipes motivadas e comprometidas é um grande desafio para quem gerencia. Confira algumas dicas para manter a motivação em alta na sua empresa:
Conheça os sonhos
Conheça os sonhos pessoais e profissionais de cada integrante de sua equipe e torne-se um parceiro para a conquista destes objetivos. Por exemplo, se o sonho de sua atendente é tornar-se uma advogada, seja um parceiro para ajudá-la a conquistar este sonho, e, com certeza, ela será uma atendente motivada e comprometida com sua empresa. Provavelmente, ela não ficará toda vida trabalhando para você, mas você terá uma atendente motivada pelos próximos 5 anos. Pode ser um paradigma, mas se você ajudá-la a se tornar uma advogada, ele será a melhor atendente que você poderá ter.
E, você, sabe os sonhos de cada integrante de sua equipe?
Lance desafios
Uma pessoa sem desafios é uma pessoa desmotivada. A base da motivação é ter desafios e objetivos para conquistar. Um líder nunca deixa seu liderado sem desafio. Lance desafios constantemente, proponha novas conquistas!
E, você, tem lançado desafios constantes para sua equipe?
Premie Iniciativas
Nada faz mais jus a um prêmio, que atitudes de iniciativa. Premiar iniciativas como “fazer algo a mais para encantar o cliente”, “resolver um problema que não faz parte da função do funcionário”, promover uma melhoria sem ser “mandado”, enfim, ir além das suas atribuições, é, antes de uma atitude digna de premiação, um exemplo para todos na empresa.
No entanto, lembre-se, não premie “intenções”, premie “atitudes”.
Não ao individualismo
Detesto quando vejo quadros do tipo: “Funcionário Destaque do Mês”. Você motiva uma pessoa e desmotiva o restante e, pior, todo mundo sabe que mais cedo ou mais tarde vai figurar no quadro. Mais importante que superar o colega de trabalho é se auto-superar. Se todos os funcionários se superaram no mês, afinal, todos merecem destaque! O fato de alguns serem mais habilidosos que outros, não pode tirar a chance de cada um fazer o melhor que puder e ser premiado por isso. Não que competições entre colegas não sejam saudáveis, e, são, com certeza, motivadoras, mas mais importante é respeitar o potencial de cada um e motivá-lo para a auto-superação.
Premie com capacitação
Cada vez mais estão ganhando destaque nas empresas os prêmios de capacitação, como cursos, treinamentos, etc. Premiar com conhecimento além de ser um incentivo para a melhoria e para o crescimento profissional, é um investimento com retorno garantido.
Elogie
Não há nada mais motivador que receber um elogio e ter seu trabalho reconhecido. Todas as pesquisas na área de recursos humanos, apontam o elogio como fator mais motivador que o próprio salário. Você, como líder, nunca deve deixar passar em branco atitudes dignas de elogio. O lidera que elogia conquista a lealdade e, na hora de cobrar terá muito mais respostas. O funcionário que recebe elogios, assimila com muito mais facilidade críticas e cobranças, e se sente na obrigação de tomar uma atitude de melhoria.
E, você, será que não está somente cobrando e esquecendo de elogiar?
Crítica e Elogio
Sempre inicie uma crítica por um elogio. Antes de criticar e cobrar uma melhoria, reforce aquilo que a pessoa faz bem. E sempre termine uma crítica com um voto de confiança. Por exemplo: Paulo, você é sempre muito cuidadoso no que faz, solicito que tenha mais atenção na hora de conferir os pedidos. Eu sei que você é competente para fazer isso!


  Todos os Direitos Reservados Luciano Fregapani
Palestrante e Conferencista Peoplework - Consultoria e Treinamento Ltda
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